Dylan ofereceu maconha aos Beatles
Segundo o escritor Bob Spitz, autor de uma das principais biografias dos Beatles, John Lennon era fã do Dylan e em 1964, teve a oportunidade de conhecer o cantor. E o tal do Dylan aproveitou o papo para oferecer um baseadinho para os Beatles. O mais legal é o encontro rendeu grandes influências no trabalho de ambos dalí em diante.
O inovador clipe de "Subterranean Homesick Blues"
Dylan é considerado um dos precursores do videoclipe por causa de "Subterranean Homesick Blues", de 1965. Nele, Dylan fica parado em frente à câmera segurando pôsteres com trechos
da letra da música. Na verdade, não se trata de um clipe propriamente dito, e sim parte da sequência inicial do documentário "Don't Look Back".
David Bowie fez uma canção para Bob Dylan
Em 1971, David Bowie escreveu uma canção para Bob Dylan apropriadamente intitulada "Song for Bob Dylan". Nela, o cantor falava sobre a influência de Dylan para a sua geração, lamenta discos difíceis de encontrar e pedia que voltasse à sua forma antiga.
Woody Allen definitivamente não é um fã
Em "Annie Hall" (no Brasil, o filme ganhou o esdrúxulo título de "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa"), filme escrito por Wood Allen, há uma personagem que faz o papel de fã do Dylan, e em certa altura do filme, Allen conhece a conhece. Ela que recita a letra de "Just Like a Woman" para ele. A cara que Allen faz quando ela tenta convencê-lo da profundidade de versos como "And she aches just like a woman / But she breaks just like a little girl" é uma prova clara que ele não está nem um pouco convencido do talento de Dylan.
Bob Dylan tocou em Woodstock... em 1994
Pois é. O cara tocou naquele show de merda, realizado para festejar os 25 anos do Woodstock.
Agora você se pergunta: Por que ele não tocou no Woodstock original? Ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Apesar de ser um dos artistas mais importantes da década, Bob Dylan não tocou no festival mais emblemático do rock. Dizem que ele não quis participar do evento porque estava de viagem marcada para a Inglaterra.
Dylan já tocou para o Papa
Em 1997, Bob Dylan fez um show em Bologna, na Itália, diante um convidado bastante especial: o Papa João Paulo II. Na ocasião, tocou "Knocking on Heaven's Door" e "A Hard Rain’s A-Gonna Fall". Antes de performance, quando falava ao público presente no local, João Paulo II citou trechos de uma das composições mais famosas de Dylan, "Blowin' in the Wind", em sua homília: "Você diz que a resposta está no vendo, meu amigo. Mas não está no vento que sopra as coisas longe, está no sopro no Espírito Santo".
Like a Rolling Stone com os Rolling Stones e o Dylan
Dylan veio ao Brasil pela segunda vez em 1998. Na ocasião, ele foi escalado para fazer os shows de abertura da turnê dos
Rolling Stones no país. Como Mick Jagger e companhia estavam tocando o clássico de Dylan "Like a Rolling Stone" em suas apresentações (a versão dos Stones para a canção havia sido lançada três anos antes), nada mais natural que convidar o autor da música para um dueto. Os shows em São Paulo e Rio de Janeiro e mais as performances na Argentina foram os únicos daquela turnê dos Stones a contar com a participação de Dylan. O dueto foi um pouco tenso, afinal não houve muito tempo para ensaiar, mas valeu pelo encontro histórico.
Dylan e os quadros sobre o Brasil
A mais recente passagem de Bob Dylan pelo Brasil, em 2008, serviu de inspiração para o músico pintar uma série de quadros sobre o país. As obras foram expostas num museu em Copenhague, na Dinamarca, em 2010, e chamaram a atenção por tratarem de temas como pobreza e violência - uma das pinturas inclusive mostra um corpo no chão, em meio a uma poça de sangue. Mesmo assim, na época o cantor divulgou um comunicado dizendo que escolheu o Brasil como tema porque gostava muito de seu ambiente. Dylan pinta desde os anos 1960. A capa do disco "Self Portrait", de 1970, é uma pintura sua.
Vovô Bob Dylan
O cantor tem nove netos e, segundo relatos, tem um adesivo colado em seu carro em que se lê: "melhor avô do mundo" ("world's greatest grandpa").
Nenhum comentário:
Postar um comentário