Páginas

Bob Dylan


Mensalmente o Quintal dos Fundos fará um especial de determinado artista, seja da música, cinema, teatro, literatura, etc, enfim, faremos um especial sobre ele(a)!

Desta vez, escolhemos o meu queridíssimo Bob Dylan, em comemoração ao lançamento de seu primerio álbum, que na última sexta-feira fez 49 anos! Sim, eu sei, estamos meio atrasados, além do que esse especial será para o mês de Junho, mas crio que isso não nenhum empecilho para falar um pouco sobre ele.

Então, creio que poderíamos começar a falando um pouco sobre a história e curiosidades sobre ele. O Robert Allen Zimmerman, como é o seu nome de batismo, nasceu no estado de Minnesota e é neto de imigrantes judeus russos e sua vó lhe chamava de Kyrgyz (hã?). O rapaz passava as tardes ouvindo rádio ao som de grandes nomes do blues e do country; aos dez anos de idade começou a escrever seus primeiros poemas e aprendeu a tocar piano e guitarra sozinho.

Formava bandinhas de rock and roll na escolha mas nada que desse muito certo, até que na universidade descobriu o folk e certa vez, disse assim: "A coisa sobre o rock'n'roll é que para mim de qualquer jeito ele não era suficiente... Havia bons bordões e ritmo pulsante... mas as canções não eram sérias ou não refletiam a vida de um modo realista. Eu sabia que quando eu entrei na música folk, era um tipo de coisa mais sério. As canções eram enchidas com mais desespero, mais tristeza, mais triunfo, mais fé no sobrenatural, sentimentos mais profundos".

Lá, na universidade, começou a se envolver em alguns circuitos de folk, até que em Dinkytown, Zimmerman passou a chamar de "Bob Dylan". Em uma entrevista à uma revista, disse "Você nasce, sabe, com nomes errados, pais errados. Digo, isso acontece. Você se chama do que quiser se chamar. Este é o país da liberdade (...) Eu havia visto alguns poemas de Dylan Thomas. A pronúncia de Dylann e Allyn era parecida. Robert Dylan. A letra D tinha mais força. Entretanto, o nome Roberto Dylan não era tão atraente como Roberto Allyn. As pessoas sempre haviam me chamado de Robert ou Bobby, mas Bobby Dylan me parecia vulgar, e além disso já haviam Bobby Darin, Bobby Vee, Bobby Rydell, Bobby Neely e muitos outros Bobbies. A primeira vez que me perguntaram meu nome em Saint Paul, instintiva e automaticamente soltei: 'Bob Dylan'".

Após longos anos de altos e baixos, em 2004, Bob Dylan foi escolhido pela revista Rolling Stone, como o 2º melhor artista de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles.


Bob Dylan influenciou, influencia até hoje diretamente grandes nomes da música de todo o mundo.

Continuem acompanhando, este mês ainda sairá muita coisa do Bob no Quintal do Fundos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário