Páginas

Entrevista: Juninho do Ratos do Porão

Entrevistamos para o Quintal dos Fundos, o Juninho, do Ratos de Porão, que está há 8 anos na banda. Nos conta um pouco da sua trajetória, bem como seus planos futuros. Vamo lá!



1) Antes de tudo, muito obrigado por aceitar a entrevista! Como rolou de você começar a tocar com o Ratos de Porão?

Obrigado a você por mandar a entrevista! Minha relação com o ratos começou com minha entrada na equipe, quando eles estavam precisando de um roadie. A banda estava parada pela operação que o gordo fez de redução do estômago, daí quando voltaram montaram equipe nova, daí que eu entrei fazendo guitarra e baixo. Na época era o fralda o baixista, e trampei por alguns meses somente, daí ele decidiu deixar a banda, então eles me perguntaram se eu não estava afim de tocar.
Inicialmente era por um tempo, não sabiam o que iam fazer, rolou até uma idéia do jabá voltar pra banda, mas isso não aconteceu, então eu fui chamado pra ser da banda mesmo, definitivo.Isso foi no começo de 2003, como roadie, e lá pro meio do ano comecei a tocar, são 8 anos já com os caras!


2) O Ratos já tocou muito na gringa, qual é a diferença de tocar lá e aqui?

A banda foi uma das primeiras a sair do país, isso desde os anos 80, desde então o ritmo sempre se manteve, todo ano festivais e shows bons na europa, e eu peguei bastante disso. América do sul por pelo menos uns 4, 5 países,
fomos pro méxico, e pra europa já fui mais de 10 vezes. Exites uma diferença sim por você estar em outro país, a galera se comporta diferente, cada país de um jeito, é muito classe conhecer essas culturas, fora que tem os rolês pelas cidades, trocar idéia com o pessoal local, é uma das melhores coisas de vida.
Tocar aqui no Brasil é bom demais, a galera se identifica muito mais, pelas letras, pela língua, e o ratos é uma banda que manteve 100% o respeito durante esses anos. Quanto ao lance profissional de shows e tal, a gente toca em todo tipo de lugar, aqui no país e fora, já pegamos roubadas de som ruim aqui e lá fora também, achar que na gringa tudo é de ouro é pura ilusão, tem tosqueira também.


3) Você é straight edge, né? Qual é a emoção de tocar "Beber até morrer"?

Sou vegan straight edge desde que comecei a me envolver com o punk-hardcore, e exclusivamente a música "beber até morrer" ela não tem uma conotação de bêbado podre, mas sim o lance de você usar a bebida para resolver seus problemas, então ela não é uma música de apologia ao álcool.
Eu não me importo de tocá-la, sendo que também a banda tem outras letras antigas falando outras paradas piores!! mas eu encaro como qualquer fã de ratos de porão, a banda sempre foi assim, eu amo a banda de criança, e tocar com eles não me dá nenhum tipo de sentimento de não curtir as letras e tal.


4) O que você curte de literatua e cinema? Esse tipo de coisa também te influencia para compor?

Eu curto algumas coisas sim de literatura, Kundera, Noam Chomsky, William Perer Blarry, Eduardo Galeano, mas te confesso que não sou um leitor assíduo. Pego um livro e demoro muito pra ler, e fora esses que eu citei, gosto muito de ler livros com histórias da música, como aquele da vida do Tim Maia, do Melson Motta, ou livros sobre a vida de músicos de jazz, Charles Mingus, John Coltrane, Miles Davis, Gil Scott Heron, etc.
Influencia muito! São idéias que estavam guardadas dentro de um livro, daí à partir de que elas entram na sua mente, você acaba sendo influênciado no dia a dia, é inevitável, da forma de pensar e automaticamente na forma de compor.

5) Falando em cinema, como foi a produção do Guidable?

O Guidable já era uma vontade antiga da banda, principalmente da parte do gordo, que tinha a maioria do materiala ali do filme. O Gordo começou a separar as coisa que ele queria usar, daí com nossos amigos da black vomit (rick e marcelo) começou a rolar uma organização dos materiais, separaram tudo por ordem cronológica, começaram as entrevistas com todos os membros, e foram juntando milhares de horas de material. Eu imagino o trampo que foi começar a editar tudo aquilo, foram horas e horas de muita concentração pra ter saído legal daquele jeito.É um filme engraçado demais, mesmo pra quem não curte a banda dá pra assistir e se divertir.


6) Você também tem outras bandas. Quais os planos com elas?

Além do ratos eu toco em outras 3 bandas: Discarga, O Inimigo e Eu Serei A Hiena.

Todas as bandas gravam discos, ensaiam bastante, fazem shows, então estou sempre na correria pra dar conta de tudo. O Inimigo acabou de gravar o disco novo, irá sair em agosto de 2011, o Discarga deve ficar parado até outubro, e o Eu Serei A Hiena está começando a compor músicas novos para um disco novo, que não temos ainda planos de quando gravar.



7) Haverá um novo disco do Ratos em breve?

Ano passado estávamos compondo músicas novos, daí pegamos algumas delas e gravamos o 10" split com uma banda da espanha, o looking for a answer.Depois disso paramos de ensaiar e continuar com as composições, mas temos algumas já prontas e muita idéia na cabeça. Não existe uma previsão para um disco novo, mas espero em breve voltarmos a compor para desenvolver isso.

Valeu, Juninho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário